Nossa História

Como um pequeno gesto de carinho se transformou em uma corrente de solidariedade.

Foto do primeiro evento de Dia das Crianças.

Waltair Lomar e sua festa das Crianças

Há 39 anos, Waltair José Lomar, sua família, e alguns amigos, realizam uma festa beneficente para crianças de baixa renda próximo ao dia 12 de outubro. Esse lindo projeto começou quando ele e sua família ainda moravam em uma comunidade carente, do morro do Guarabu, na Ilha do Governador. A festa é fruto de uma promessa feita pelo Waltair à Nossa Senhora Aparecida. Desde os primeiros anos de festa muitas crianças vibravam com a expetativa e a chance de ganhar um brinquedo no Dia das Crianças e, graças ao carisma e influência do Waltair nessa comunidade, a notícia se espalhava muito rápido, assim a cada ano se fazia necessário aumentar o número de crianças atendidas. Isso implicava um investimento muito maior do que ele tinha disponível e mesmo assim ele o fez ano após ano, mesmo que para isso adquirisse dívidas que ele passaria os meses seguintes se esforçando para pagar.

Voluntários organizando os presentes.
Montanha de brinquedos doados pela comunidade.
Criança recebendo um presente com um grande sorriso.

O projeto foi tomando maiores proporções e assim crianças de outras comunidades, como a Praia da Rosa, passaram a ser contempladas. Algumas pessoas sensibilizadas com essa atitude se dispõe a ajudar como podem e isso contribui para a Festa das Crianças se tornar ainda maior e mais bonita. Nas últimas edições mais de 1500 crianças por ano puderam ser prestigiadas com um lanche e um brinquedo de boa qualidade. Toda a família, e alguns amigos, de Waltair esperam o ano todo por essa data e é gratificante e emocionante ver o sorriso dessas crianças.

Vista aérea da festa com muitas crianças e voluntários.
Close-up de uma criança abraçando seu novo brinquedo.

Os anos mais recentes tem tido menos contribuições, possivelmente por conta da situação econômica do país, o que torna mais difícil para Waltair manter esse projeto tal como ele se tornou. E é um dilema muito grande, uma vez que, diminuir o número de crianças ou deixar de fazer a festa significaria centenas de sorrisos a menos, centenas de crianças que ficariam sem o seu brinquedo de Dia das Crianças e que sabemos, muitas vezes, é o único brinquedo que aquela criança ganhará. E a cada ano ele decide pelas crianças! Junta todas suas forças e realiza a festa junto com seus amigos colaboradores. É um ato de amor, um ato heróico e ele merece reconhecimento! Merece também um dia ter patrocinadores que o ajudem a fazer dessa festa um megaevento que por si só se sustente. Por tanto, esperamos de coração que a "Força do Bem" conte a história do Waltair Lomar e ajude que mais pessoas conheçam esse lindo projeto criado por ele e que faz tantas crianças felizes.